Licenciamento mineral e ambiental de área para lavra de rocha ornamental
Por Juliana Fabrício, Consultora Técnica na Mineo
São Marcos/RS
Dezembro de 2021
A Mineo, em parceria com a Minerar, realizou o licenciamento mineral, junto à ANM, e ambiental, junto à FEPAM, de área para lavra de rocha ornamental e de revestimento no município de São Marcos/RS.
No caso dessa área, a lavra será executada a céu aberto por bancada em encosta, e a extração da rocha será realizada a partir do isolamento de volumes primários, os “quadrotes”. Esses serão desdobrados em volumes secundários, denominados de “filões”, que, por sua vez, após a completa liberação do maciço rochoso, serão tombados em um leito constituído por terra e fragmentos de rocha, com o objetivo de amortecer o impacto de queda. Após o seu tombamento, o “filão” passará a ser denominado de “prancha”, devido à posição horizontal que assume, e a “prancha”, então, poderá ser esquadrejada em blocos nas dimensões comercializáveis.
O método de lavra e os equipamentos escolhidos neste projeto podem não ser os adequados para outra extração de rocha ornamental e de revestimento. Há muitas variáveis a serem levadas em consideração, como fatores geológicos e estruturais da jazida, assim como a disponibilidade financeira do empreendedor. Cada caso é um caso!
Referência: Lavra de Rochas Ornamentais. Francisco W. H. Vidal, Hélio C.A. Azevedo, Nuria F. Castro – Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2013.